Formação Médica (Enamed)

Quando a Nota da Faculdade de Medicina é Pior que Var no Flamengo

Papagaio do Samba – Redator da 98 FM Rio | Traduzindo treta brasileira desde sempre

E aí, meu povo maravilhoso da Cidade Maravilhosa! O Papagaio do Samba voltou pra desembaraçar mais uma treta brasileira que tá pegando fogo no asfalto. Dessa vez, a bomba é grande: mais de 100 faculdades de medicina — isso mesmo, DE MEDICINA, gente — tomaram um baile no provão do MEC que deixaria qualquer time carioca com vergonha. Tô falando do tal do Enamed, que virou trending topic mais rápido que meme de botafoguense chorando (com todo respeito aos irmãos alvinegros, é claro).

Olha só a cena: você paga uma mensalidade que custa mais caro que aluguel em Ipanema, sonha em usar aquele jaleco branco estilo McDreamy, se forma todo felizão achando que vai salvar vidas… E aí descobre que sua faculdade tirou nota pior que aquele amigo que reprovou três vezes na autoescola. É de lascar o coco, meu irmão! E o pior: não é só uma ou duas faculdades perdidas no meio do mato não. São 107 cursos — CENTO E SETE — que rodaram feio. É muita gente formando médico que talvez não saiba nem a diferença entre um estetoscópio e um termômetro. Aí complica, né não? Porque quando o assunto é vida humana, não tem essa de “ah, deixa pra lá”. Bora entender essa confusão toda antes que você marque consulta com doutor formado nessas bandas.

🔵 O Que Diabos é Esse Tal de Enamed?

Então, meu querido carioca malandrão: o Enamed é tipo o Enem das faculdades de medicina. É o Ministério da Educação botando a mão na massa pra ver se essas faculdades tão realmente ensinando medicina ou só vendendo ilusão. Foram avaliados 351 cursos pelo Brasil afora, e o resultado? Rapaz, dá até vergonha alheia. Cerca de 30% — mais de cem cursos — ficaram com conceito 1 ou 2 numa escala que vai até 5. É tipo tirar 4 numa prova que vale 10.

🔴 As Punições: Tem Faculdade Levando Cartão Vermelho Direto

E o MEC não veio pra brincadeira não. Das 107 faculdades que rodaram, 99 vão sentir o peso da mão. As que tiraram nota 1 vão ter que suspender vestibular ou cortar vagas pela metade. As que tiraram nota 2 perderam FIES e ProUni. É tipo ganhar um presente de Natal e descobrir que tá vazio.

Traduzindo em carioquês: É tipo você comprar um pastel na feira pagando preço de restaurante gourmet e descobrir que veio só massa. Aí você reclama, e o feirante fala: “Ué, mas você não pediu com recheio”. Tá entendendo o nível da sacanagem?

🟣 O Detalhe que Ninguém Tá Contando (Mas Eu Vou Contar)

Sabe qual é a ironia dessa história toda? As faculdades federais — aquelas que todo mundo quer entrar e não paga nada — arrasaram no exame. Tipo, 87,6% delas tiraram conceito 4 ou 5. Já as particulares que cobram um rim? 58,4% nas notas baixas. É tipo pagar ingresso VIP pro show e ficar atrás do palco sem ver nada.

🟢 E Agora? Tá Todo Mundo DesesperadoA situação é séria, meu povo. Porque medicina não é brincadeira. É vida humana na reta. E descobrir que tem médico se formando sem saber o básico é preocupante demais. O MEC prometeu meter a régua em 2026, com fiscalização pesada e sem passar a mão na cabeça de ninguém. Quem não melhorar, vai fechar as portas mesmo.

Moral da história: Se você tá pensando em fazer medicina ou conhece alguém que já tá cursando, dá uma olhada nessa lista. Não é por nada não, mas diploma de médico não pode ser igual camisa falsificada do Saara — tem que ser original, de qualidade, e salvar vidas de verdade. Agora me diz: você sabia dessa treta toda ou tá descobrindo agora? Manda aí nos comentários e espalha a zoeira informativa!

— Papagaio do Samba

Redator da 98 FM Rio | Traduzindo treta brasileira desde sempre


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar