03 / Ago / 1996 canalhistory.com.br
Se as canções pop fossem classificadas como furacões, de acordo com seu impacto na cultura pop, a música que alcançou o topo das paradas americanas em 3 de agosto de 1996.
Imagem: John Sherwell [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons
Inicialmente lançada como uma rumba em espanhol aparentemente inofensiva, ela foi transformada pelos produtores de Miami em “Macarena (Bayside Boys Mix)”, dominando as paradas a partir de 3 de agosto de 1996.
O grupo responsável por essa música, que permaneceu na Billboard Hot 100 por 60 semanas, é o Los del Río. O sucesso da música teve um longo percurso até chegar ao topo. Los del Río, formado por Antonio Romero e Rafael Ruíz, se apresentava desde 1962. Em 1992, durante uma festa privada em Caracas, Romero improvisou um verso em homenagem a uma dançarina de flamenco chamada Diana Patricia, chamando-a de “Magdalena” em referência a Maria Madalena.
O verso dizia: “Dale a tu cuerpo alegría, Ma’dalena, que tu cuerpo e’ pa’ darle alegría y cosa’ buena”. Quando gravaram a música, mudaram “Magdalena” para “Macarena”, nome de um bairro de Sevilha, mantendo o refrão: “Dê alegria ao seu corpo, Macarena, que seu corpo é para dar alegria e coisas boas”.
A gravação original de “Macarena” foi um sucesso na América Latina e ganhou popularidade em festas na América do Norte.
Quando um DJ de Miami, Jammin’ John Caride, quis tocar a música na rádio Power 96-FM, os diretores disseram que não tocavam músicas exclusivamente em espanhol. Então, os produtores Carols De Yarza e Mike Triay escreveram versos em inglês para a voz feminina e remixaram a faixa para as pistas de dança. Em poucos dias, a versão “Macarena (Bayside Boys Mix)” se tornou um enorme sucesso local.
Leia mais “Macarena” inicia seu reinado no topo das paradas americanas | History Channel Brasil (canalhistory.com.br)
Comentários